sábado, 4 de maio de 2013

CMJP instala frente parlamentar da pessoa com deficiência nesta sexta na Estação Ciência

02/05/2013 | 11h16min

O vereador Bira está convocando a sociedade para participar da instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, que acontecerá nesta sexta-feira (03), durante a realização da I Jornada Inclusiva da Pessoa com Deficiência, na Estação Ciência, às 10h30. Dentro da programação, o procurador federal da Fazenda, Genésio Fernandes Vieira, será homenageado com a Comenda Cidade de João Pessoa.

“Genésio é um dos cidadãos mais lutadores que eu já conheci em minha vida. Veio do Rio de janeiro e conseguiu se submeter ao concurso de procurador federal da fazenda, sendo aprovado, mesmo com todas as dificuldades impostas por sua deficiência visual. Antes, inclusive, da legislação que estabeleceu cotas para as pessoas com deficiência. Além disso, Genésio sempre contribuiu na criação do Conselho Municipal da Pessoa com deficiência”, ressaltou Bira.

O parlamentar explica ainda que a frente parlamentar terá o objetivo de unificar todas as ações legislativas que diz respeito às pessoas com deficiência, desde o campo da saúde, mobilidade, educação inclusiva, esporte, lazer e cultura. E na reafirmação dos direitos que envolvem este segmento.

As entidades que compõem o Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, que será lançado durante a Jornada Inclusiva, consideram que, com o desenvolvimento de programas federais como o Viver Sem Limite, esse é o momento de ampliar ainda mais as discussões que vêm sendo desenvolvidas em nível municipal e estadual.

“De acordo com dados do IBGE, a Paraíba e o Rio Grande do Norte são os Estados que tem maior percentual de pessoas com deficiência, cada um com 27,7% da população com algum tipo de deficiência. Tantas pessoas com deficiência em um Estado tão pequeno precisam, urgentemente, de uma discussão pública ampla sobre políticas de acessibilidade e cidadania,” afirmou Douraci Vieira, assistente social da Asdef, entidade integrante do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência. 

O lançamento do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência e a instalação da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência são atividades gratuitas, abertas ao público, que acontecem no dia 3 de maio, pela manhã. O Seminário de Políticas Públicas, que ocorre na tarde do dia 3 e na manhã do dia 4 de maio, também é gratuito, mas os interessados devem inscrever-se pelo telefone (83) 3021-5094 (Asdef).

Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência

Cerca de sessenta entidades de todo o Estado participam do Fórum de Luta da Pessoa com Deficiência, entre elas a Asdef, Apae, Adefe-SOL (Associação de Deficientes de Soledade), FDC (Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes), Acadef (Associação campinense de Deficientes), AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), ASAS (Associação de Pais, Amigos e Simpatizantes dos Autistas), ASJP (Associação dos Surdos de João Pessoa) e Instituto dos Cegos.

O Fórum pretende expandir as discussões sobre o direito da pessoa com deficiência e políticas públicas de tecnologia assistiva e acessibilidade junto à sociedade paraibana e ao poder público.

Seminário

O Seminário Inclusão das Pessoas com Deficiência, Avanços e Desafios na Luta por Cidadania ocorre na tarde do dia 3 de maio e na manhã do dia 4, com palestras com representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa.

Haverá ainda debates e discussões em grupos de trabalho para deliberação em plenária no próprio evento. A programação cultural inclui apresentação da Banda Acredite, formada por integrantes de diversas entidades de pessoas com deficiência, no Anfiteatro da Estação, no final da tarde do dia 3. 

Redação com assessoria

Fonte: http://www.paraiba.com.br/2013/05/02/43115-cmjp-instala-frente-parlamentar-da-pessoa-com-deficiencia-nesta-sexta-na-estacao-ciencia

Alunos com surdez têm intérpretes em salas de aula na região

01/05/2013 16h58 - Atualizado em 01/05/2013 20h11

 

Profissionais traduzem as explicações didáticas para a língua de libras.
Número de profissionais licenciados para essa função ainda é insuficiente.

Na região de Itapetininga (SP), estudantes com surdez acompanham as aulas juntamente com os alunos sem deficiência. Para isso, um profissional em libras, a língua dos sinais para deficientes auditivos, também participa das aulas com o aluno especial para traduzir as explicações do professor.

Um dos estudantes beneficiados nesse programa de inclusão, desenvolvido em escolas estaduais, é Giovani Almeida Carriel, de 14 anos.  A surdez não o fez alguém diferente. O silêncio também não é mais considerado uma barreira. Na sala de aula, o estudante da Escola Estadual Fernando Prestes está entre os mais empenhados e comunicativos. Somente nesta unidade de ensino são cinco alunos com surdez. Já na região, são 15 estudantes da rede pública estadual de ensino com acompanhamento de intérpretes.

Há dois anos, Carriel conta com a ajuda do interlocutor. Com isso, consegue entender melhor o conteúdo das matérias, facilitando o trabalho do professor que não se especializou.

De acordo com o professor de Ciências e Biologia, Elizeu Monteiro de Souza, que não é especialista em libras, a presença do interprete é fundamental, pois permite que o aluno com deficiência tenha o mesmo desenvolvimento nos estudos do que os outros colegas de classe. “O intérprete aproxima bastante o aluno especial e consegue transmitir o que eu não consigo”, diz.

Os estudantes que convivem com Giovani afirma que não existe preconceito, mas eles também acabam aprendendo mais com o jovem. “A gente aprende com ele e com o professor de libras”, diz Bruno Alves Cavalcante, de 13 anos.

O professor que acompanha Giovani é Adelson Paulino da Silva que é pós-graduado em libras. Segundo ele, o trabalho voltado para este tipo de deficiência é essencial na rotina do estudante surdo. “A língua portuguesa entra como a segunda língua para ele. A primeira língua é a libras e a segunda língua é a língua portuguesa. Então, tudo o que envolve a língua portuguesa é uma dificuldade para esses alunos. Eu procuro justamente fazer o meio de campo entre locução ou a tradução do português para a libras”, diz.

De acordo com a diretoria regional de ensino, esse tipo de apoio profissional em sala de aula só não é mais frequente na rede pública porque Ao lado do professor, intérprete repassa as explicações ao aluno com surdez. (Foto: Reprodução TV TEM)faltam profissionais especializados. Em nove municípios da região são 17 professores, sendo que 12 deles estão em Itapetininga. De acordo com a coordenadora do núcleo pedagógico de educação especial, Gisele Terezinha Ramos Pinto, para atender a demanda nas escolas, seria necessário mais pessoas com formação para atuar. “Nós temos na cidade muitas pessoas que sabem libra, dominam a libra, mas não têm a licenciatura, então estão faltando profissionais habilitados para estarem ocupando esse espaço”, afirma.

Para alunos como Giovani, o interesse de profissionais em trabalhar na área é a garantia de um futuro melhor. Por meio do professor, em libras ele afirma que o português é difícil e para escrever e aprender precisa de ajuda. “O professor me ajuda muito”, afirma o jovem.

Ao lado do professor, intérprete repassa as explicações ao aluno com surdez. (Foto: Reprodução TV TEM)

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/05/alunos-com-surdez-tem-interpretes-em-salas-de-aula-na-regiao.html

quinta-feira, 2 de maio de 2013

MPF do Ceará quer reserva de vagas para pessoas com deficiência no Sisu

Com a ação, Oscar Costa Filho pretende alterar portaria do MEC.
Universidade Federal do Pará reserva vagas para pessoas com deficiência.

Do G1 CE

O Procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) ingressou, nesta quinta-feira (2), com uma ação civil pública na Justiça Federal para garantir a reserva de vagas para pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A portaria do Ministério da Educação (MEC) que trata da reserva de vagas no Sisu para estudantes de escolas públicas e para pretos, pardos e indígenas não contempla as pessoas com deficiência.

Na ação, o procurador pede que a portaria do MEC seja alterada para a inclusão de um percentual mínimo que deve ser reservado para deficientes. A reserva de vagas para pessoas com deficiência já está garantida em concursos públicos, conforme dispõe a Constituição Federal. "O referido dispositivo deve ser aplicado, por analogia, ao ingresso nos cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada pelos portadores de deficiência, como forma de promover a igualdade de oportunidade para todos", defende o procurador.

De acordo com o MPF-CE, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em 2007 e promulgada pelo Brasil em 2009, estabelece aos países signatários a obrigação de assegurarem sistema educacional inclusivo em todos os níveis, inclusive superior, para as pessoas com deficiência. "É uma forma de assegurar a essas pessoas o pleno exercício dos seus direitos individuais e sociais", ressalta Costa Filho.

Após recomendação do Ministério Público Federal, a Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiu destinar cota de vagas a pessoas com deficiência. Pelo menos outras três instituições dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Sergipe também adotaram a mesma medida.

A ação civil pública proposta por Oscar Costa Filho está vinculada a procedimentos administrativos referentes ao Sisu que tramitam desde 2012 e que buscam a inclusão de pessoas com deficiência. Um deles foi instaurado após o recebimento de uma representação feita por um deficiente visual. Ele relatou que ao realizar inscrição no site do Sisu constatou que não havia a opção de vagas para pessoas portadoras de deficiência física.

Fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2013/05/mpf-do-ceara-quer-reserva-de-vagas-para-pessoas-com-deficiencia-no-sisu.html

Mulher rouba dinheiro de portador de deficiência e depois o beija na boca

TRIBUNA LIVRE ONLINE 18/04/2013 17h30

foto

Um homem de 41 anos, portador de necessidades especiais, foi vítima de roubo na avenida Quedu Leal, no Jardim América, em Paranaíba. Após pegar o dinheiro da vítima, a mulher o puxou e beijou-o na boca. O fato ocorreu ontem.

De acordo com informações da vítima à polícia, ele passava pela avenida quando, em dado momento, um carro que ele disse ser um Celta ou Corsa branco, duas porta, parou ao lado dele e a condutora, uma mulher de cor morena clara, cabelo liso e comprido, pediu que ele lhe desse a quantia de R$ 10.

Ele disse que não tinha, porém ela insistiu. Ele tornou a negar. Foi então que a mulher desceu do veículo, enfiou a mão no bolso da vítima, retirou a sua carteira e se apoderou de R$ 24.

Em seguida a mulher devolveu a carteira para o homem, o puxou pelo pescoço, deu-lhe um beijo na boca, entrou no carro e fugiu.
Foram realizadas diligências pelas proximidades, porém a mulher não foi localizada pela polícia.

Fonte: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/mulher-rouba-dinheiro-de-portador-de-deficiencia-e-depois-o_179951/

Tecnologia aumenta inclusão de portadores de deficiência

Novidades que facilitam a vida e aumentam a independência foram apresentadas na segunda maior feira de acessibilidade do mundo

Elioenai Paes , iG São Paulo | 23/04/2013 06:00:00

Cadeira de rodas para terrenos acidentados, aparelho auditivo com bluetooth e um aplicativo que dá voz a quem perdeu essa habilidade por conta de um acidente ou já nasceu sem ela.

Estas são algumas das novidades apresentadas na 12ª edição da Reatech, a segunda maior feira de acessibilidade do mundo, encerrada no último fim de semana, em São Paulo. Com o lema “Desperte para a inclusão”, o evento mostrou a profissionais e gestores de saúde e ao público em geral, tecnologias e novas propostas para aumentar a inclusão de portadores das mais variadas deficiências.

Um dos principais destaques da feira foi a cadeira de rodas apresentada pela empresa brasileira Vemex. Batizada de Strix, ela foi projetada para diminuir a trepidação em terrenos acidentados – isso inclui as ruas esburacadas e as calçadas irregulares das grandes cidades brasileiras.

João Horta, 29, estudante de engenharia mecânica e um dos idealizadores do projeto, conta que o diferencial está no sistema de amortecimento da cadeira.

“O sistema funciona com um fluido e um software de leitura do terreno, ou seja, quando ele sente uma vibração que não era pra prevista, em milésimos de segundo o software lê o problema e manda um sinal pra bateria, que envia uma carga ao amortecedor aumentando a viscosidade do óleo dentro do sistema de amortecimento”, explica Horta. Isso faz com que o amortecedor se adapte à necessidade apresentada e trabalhe mais lento ou rapidamente, podendo até mesmo travar o amortecimento completamente.

Outra tecnologia que agradou aos visitantes foi um aparelho auditivo com conectividade bluetooth. Com ele, o usuário não precisa mais se preocupar com os ruídos externos ao atender ao celular ou assistir a um filme: ele se conecta diretamente a celular, TV e outros aparelhos e, caso solicitado, isola qualquer outro som ambiente, atendendo justamente a uma das maiores reclamações dos deficientes auditivos.

“Dependendo do tipo do aparelho usado, os pacientes tinham dificuldades para escutar a voz de alguém ao telefone e, muitas vezes, a proximidade do aparelho auditivo com o telefone gerava microfonia, como um apito forte no ouvido”, esclarece a fonoaudióloga e coordenadora do Departamento de Audição da Oto-Sonic, Elisabetta Radini.

Veja a seguir algumas das novidades apresentadas na feira:

 image   image 

Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-04-23/tecnologia-aumenta-inclusao-de-portadores-de-deficiencia.html

Work Able abre 37 vagas para pessoas com deficiência

A Work Able, agência de marketing promocional, está com 37 vagas abertas para pessoas com deficiências. As oportunidades são para atuar em atividades administrativas nas áreas financeira, departamento pessoal, recepção, entre outras.

Os candidatos interessados serão alocados em São Paulo e nas demais filiais da empresa em Bauru (SP), Campinas (SP), Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.workable.com.br.

Confira os endereços das unidades da empresa:

Matriz: Rua Major João Nunes, 78, Parada Inglesa. (11) 2281-3384

Rio de Janeiro: Av. Fleming 98 Barra da Tijuca (21) 2208-6332/2208-7512

Bauru: Rua Eduardo Vergueiro de Lorena 2-15 Jd. Aeroporto (14) 3214-3356/ 3223-1758

Campinas: Rua Frei Manoel da Ressurreição, 565, Jd Guanabara (19) 3212-0905/3212-1092

Curitiba: Rua Reinaldino S. de Quadros, 452, Alto da XV (41) 3362-0024

Belo Horizonte: Rua Cajarana, 50, Bairro Dom Cabral (31) 3375-7381

Salvador: Av Tancredo Neves, 3343 Edf. Cempre Salas 309/310 Torre B – Caminho das Árvores (71) 3013-3691/3013-1842

Porto Alegre: Av. São Pedro, 1705, São João, (51) 3072-1266

Recife: Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 4371 Sala 1003 – Ed. Bantu Center – Boa Viagem (81) 3031-8748

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...