sábado, 14 de abril de 2012

PALESTRA: TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA / IFL

image002

PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO

CENSO INCLUSÃO

A PREFEITURA DE SÃO PAULO QUER SABER ONDE ESTÃO E COMO VIVEM AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA DE NOSSA CIDADE

Participe do Programa Censo-Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo

imageSegundo a Lei nº 15.096, de 5 de janeiro de 2010, regulamentada pelo Decreto Nº 52.241, de 14 de abril de 2011, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, está promovendo – pela primeira vez na história da cidade – um amplo levantamento das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida residentes no município.

Se você, ou alguém de sua família, possui algum tipo de deficiência ou restrição de mobilidade, é fundamental que preencha este formulário, para que possamos melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação, cultura, lazer, entre outras.

O CENSO

O Censo-Inclusão é um programa da Prefeitura de São Paulo para identificar, mapear e cadastrar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, no âmbito do Município de São Paulo. Instituído pela Lei nº. 15.096 de 05 de janeiro de 2010, e regulamentado pelo Decreto nº. 52.241 de 14 de abril de 2011, tem como objetivo facilitar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O Censo-Inclusão deverá conter informações quantitativas sobre os tipos e graus de deficiência encontrados e informações necessárias para contribuir para a qualificação, quantificação e localização das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Conforme a lei, a cada período de 4 (quatro) anos o Censo-Inclusão deverá ser atualizado.

A coordenação desse programa é responsabilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Se você, ou alguém da sua família, possui alguma dessas características, é fundamental que preencha esse formulário, para que possamos melhorar e ampliar os serviços públicos oferecidos nas áreas da saúde, transporte, educação, cultura, lazer entre outras.

Dúvidas Frequentes:

Quais recursos de acessibilidade o site disponibiliza?O site disponibilizará vários recursos, como ampliação de texto e contraste para pessoas com baixa visão e idosos, compatibilidade com os principais leitores de tela para as pessoas com deficiência visual, possibilidade de navegação com mouse, teclado ou outro dispositivo, o site ainda disponibilizará vídeos contendo a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais.

Não recebi o formulário em casa, posso preencher pela internet? Sim. O formulário apresentado neste site é exatamente igual ao enviado pelo correio. Então você também estará participando do Censo-Inclusão se responder pela internet. O site também permite fazer mais de um cadastro, caso exista mais de uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida em sua residência.

Não possuo RG e CPF, posso participar do CENSO-INCLUSÃO mesmo assim? Pode. RG e CPF não são campos obrigatórios no formulário.

O e-mail é um campo obrigatório? Sim, o e-mail é um campo de preenchimento obrigatório do formulário pela internet. Se você não possui um e-mail, instruímos a fazer um em qualquer portal da internet e depois continuar seu cadastro.

É possível alterar as informações do meu cadastro depois que eu já enviei pelo correio ou pela internet? Não. Uma vez enviado, o formulário não pode ser alterado. Leia atentamente as questões antes de preenchê-las, e responda com veracidade. Para quem preferir responder pela internet o formulário ficará disponível até 21 de maio de 2012.

Quem tem acesso aos meus dados? Conforme descrito no Art. 6º do Decreto nº52. 241 de 14 de Abril de 2011, sobre o PROGRAMA CENSO-INCLUSÃO, as informações terão caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, objetivando assegurar a confidencialidade e o respeito à privacidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Durante meu cadastro o sistema caiu, como devo proceder? Você deve atualizar a página do site, inserir seus dados e responder novamente o formulário. Seus dados, só serão salvos quando ao término do formulário, você clicar em "Finalizar".

Eu recebo algum protocolo depois de preencher o formulário? Após preenchê-lo, você pode imprimir seu formulário, assim você garante que respondeu o Censo-Inclusão.

Não recebeu seu formulário pelo correio? Se você não recebeu seu formulário, pode se dirigir até as praças de atendimento das subprefeituras, e retirar o seu. Ou se preferir, você também pode responder pela internet, através do endereço www.censoinclusao.sp.gov.br.

Como preencher o formulário impresso? O formulário deverá ser preenchido de maneira clara, observando as seguintes recomendações:

- O formulário foi enviado para o morador do imóvel, contudo poderá ser preenchido por qualquer outra pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida (residente ou não);

- Leia atentamente as questões antes de preenchê-las, pois seu formulário não poderá ser alterado;

- Assinale suas respostas com um "x";

- Todas as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida poderão participar deste programa, sejam elas crianças (por meio do preenchimento dos pais e/ou responsáveis), jovens, adultos e idosos.

Como devo enviar o formulário impresso? Após o preenchimento de todos os dados, você deverá dobrar e colar nos locais sinalizados, e depositar em qualquer uma das agências ou caixas de correio espalhadas pela cidade. O ENVIO DO FORMULÁRIO É GRATUITO!

Quanto tempo eu tenho para enviar este formulário? Quanto mais rápido melhor! Contudo, você tem até o dia 21 de maio de 2012para enviá-lo.

Mais informações:
Mande um e-mail:
censoinclusao@prefeitura.sp.gov.br ou entre em contato através do nosso SAC: (11) 3913- 4025 / 4026 / 4027. De segunda a sexta das 09h00 às 18h00.

https://www.censoinclusao.sp.gov.br/PaginasPublicas/Default.aspx

CURSO ESCRITA EM BRAILLE - CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

Curso de escrita em Braille
com: Jair Barbosa (instrutor Braille)
Completando 65 anos, a Biblioteca Louis Braille reforça seu compromisso com a sociedade, contribuindo com a formação e a capacitação de pessoas que pretendem praticar a leitura e a escrita em Braille. Jair Barbosa ministrará o curso com 18 horas de duração em que abordará: o histórico do sistema de escrita e leitura do cego; apresentação dos equipamentos para escrita Braille (máquina datilográfica Perkins, reglete e punção); ensino de letras, cópia de sílabas, palavras e orações; ensino dos sinais gráficos (maiúsculas, travessão, hífen, pontuação etc.), acentuação gráfica; ensino matemático (uso do sinal de número; operações matemáticas; números cardinais; ordinais; romanos) e apresentação dos aparelhos para cálculos matemáticos (cubaritmo).
(5 vagas) - Público: jovens e adultos com ou sem deficiência visual - inscrições: de 1º a 18/5, comparecer à Biblioteca Louis Braille (de terça a sexta, das 10h às 18h30; sábados e feriado, das 10h às 17h30) ou enviar e-mail para bibliotecabraille@prefeitura.sp.gov.br com nome completo, idade e telefone para contato - seleção: por ordem de inscrição. A lista de selecionados estará disponível nesta página a partir do dia 21/5 - período do curso: de 24/5 a 26/7, quintas, das 14h às 16h - Biblioteca Louis Braille - informações: Biblioteca Louis Braille - tel. 3397-4088

Avisos:

  • O participante deverá trazer seu próprio material (caderno e caneta);
  • Haverá certificado de conclusão do curso;
  • No dia 7/6, não haverá aula em função do feriado de Corpus Christi.


Aniversário Biblioteca Louis Braille

imgagem da biblioteca Louis Braille

A Biblioteca Louis Braille completa 65 anos em 2012. Voltada inicialmente ao público infantil, ampliou sua atuação ao diversificar o seu acervo com transcrições de livros didáticos e literários. Desde 2003, oferece acesso à internet por meio de computadores adaptados. Com mais de 6.000 títulos entre audiolivros e livros em Braille, faz empréstimos aos usuários cadastrados na Biblioteca e o Correio, instituição da qual é parceira, envia gratuitamente para qualquer cidade do Brasil.
Ao longo dessa expressiva trajetória, tornou-se incomensurável a importância dos serviços que presta à população e, sobretudo, às pessoas com deficiência visual.
Para comemorarmos essa data muito significativa, promoveremos ao longo do ano uma série de eventos, como exposições, cursos de escrita em braille, oficinas de literatura, entre outras atividades.
Diante dos desafios impostos pelas novas tecnologias às Bibliotecas, a Louis Braille comemora seus 65 anos de olho no futuro.

Deise Getulia de Melo
Programadora e Difusora Cultural da Divisão de Bibliotecas do CCSP

http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_especial_aniversario_braille.asp

CENTRO CULTURAL SITE LIVRE ACESSO - SÃO PAULO/SP

imagem do site centro cultural

VISITE O SITE: http://www.centrocultural.sp.gov.br/acessibilidade/index.htm

quarta-feira, 11 de abril de 2012

DEFICIENTES APRENDEM INGLÊS - SÃO CARLOS/SP

Alunos com deficiência auditiva aprendem inglês no interior de São Paulo

A prefeitura de São Carlos (SP) implantou na rede municipal de ensino o método bilíngue. Alunos do ensino básico e fundamental são alfabetizados em português e inglês, inclusive os estudantes que têm aulas na linguagem de libras.

DEFICIENTE MULTADA

Cinco dias atrás, Esther Braescher Naveira e Silva passou por um constrangimento ao ser parada numa blitz da Lei Seca no Jardim Botânico. Apesar de ser deficiente — ela tem a metade esquerda do corpo paralisada — e não conseguir soprar o bafômetro, foi multada por ter supostamente ingerido bebida alcoólica e teve a carteira apreendida. Ontem à noite, após o EXTRA contar a história de Esther, ela recebeu a habilitação de volta, a suspensão da multa e anulação dos pontos na carteira. E não só isso. A analista de sistemas de 36 anos ganhou flores e um pedido de desculpas, em nome do governo do estado, do coordenador da Lei Seca, major Marco Andrade.

Com flores, coordenador da Lei Seca se desculpa por falhaCom flores, coordenador da Lei Seca se desculpa por falha Foto: Marcelo Theobald / Extra

— Em nome do governo, venho pedir desculpas pela avaliação que nossos agentes tiveram nesse caso, que precisava de medidas especiais — afirmou ele. — Não temos problemas em assumir nossos erros. O caso serve como aprendizado para o futuro.

Independência

Apesar de agradecer a medida tomada pelo governo, Esther afirma que ainda irá entrar com uma ação contra o Estado pelo constrangimento causado na blitz e os prejuízos sofridos durante os dias em que não pode dirigir.

Como deficiente, Esther afirma que o carro, mais do que um meio de locomoção, é a maneira de garantir sua independência.

— Não consigo fazer nada desde sexta-feira porque não posso dirigir. Não consegui nem ir ao supermercado, porque dependo de amigos para tudo — explica ela. — O carro era minha independência, e perdi isso por erro deles.

Agentes vão passar por treinamento

Segundo o coordenador da Lei Seca, os agentes que abordaram Esther agiram conforme manda a legislação. Foi a mesma posição de uma nota da Secretaria estadual de Governo. Mas o major afirmou que houve erro ao não avaliar o caso como uma abordagem especial.

— Nossos agentes fizeram uma avaliação errada. O caso era especial e precisava de uma avaliação especial e medidas específicas — assumiu o major.

O coordenador acredita que o país ainda não está preparado para lidar com esse tipo de caso.

— A sociedade ainda engatinha com relação aos deficientes — afirmou.

De acordo com o major, os agentes da Lei Seca passarão por um novo treinamento, para evitar erros durante abordagens de pessoas com deficiência. Ele fez questão de ressaltar que os agentes da Lei Seca têm como objetivo constranger os motoristas e, por isso, decidiu pedir desculpas pessoalmente a Esther:

— Queremos salvar vidas, mas também erramos.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/coordenador-da-lei-seca-assume-erro-de-agentes-em-multa-deficiente-4612326.html#ixzz1rnH41Rlz

SÍNDROME DE DOWN - Entrevistas

Estilo e Saúde recebe casal de noivos com Síndrome de Down

O programa desta terça-feira (10) contou a história de vida de um homem e uma mulher com Síndrome de Down e apontou as principais dificuldades para incluir essas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.

Amanda Françozo conversa com Leonilda Pereira da Silva Freitas, que é mãe do Murilo, portador da doença. Já a geneticista da APAE de São Paulo, Fabíola Paoli Monteiro, tira algumas dúvidas sobre a síndrome e quais são as causas do problema.

GOOD MORNING SÃO PAULO MIXTUREBA

Você já viu uma rádio no teatro? Durante boa parte do século passado, o rádio brasileiro foi transmitido direto dos grandes teatros do país. Mesmo sem voltar no tempo, a companhia “Oficina dos Menestréis” apresenta o espetáculo “Good Morning São Paulo Muxtureba”, a partir deste fim de semana, no teatro Dias Gomes, na Capital paulista.

A rádio fictícia “ZY Bem Bom” tem dois locutores que acordam os moradores da maior metrópole brasileira, com muita irreverência e contam pequenas histórias inusitadas. Segundo a produção do espetáculo, quem for assistir à peça vai se divertir com muita música e dança no palco. As músicas da peça são executadas pela banda “Exculaxo”.

Quem já acompanha há alguns anos o espetáculo “Noturno Cadeirantes”, também da companhia “Oficina dos Menestréis”, terá uma novidade nesta peça. Além de atores cadeirantes, o “Good Morning São Paulo Mixtureba” conta com atores com deficiência visual. Eles compõem o grupo “Menestréis Mix”.

Outra novidade é a estreia da atriz Tabata Contri, que faz o “Noturno Cadeirantes”, como assistente de direção e cenografia.Segundo ela, os ensaios começaram em setembro do ano passado e confessa: “É muito louco estar do outro lado”.

O espetáculo não tem previsão de sair em turnê, entretanto, se alguma empresa estiver interessada em patrocinar uma apresentação, pode entrar em contato com o setor de projetos sociais da “Oficina dos Menestréis” pelo e-mail: vendas@oficinadosmenestreis.com.br (Evelyn).

Serviço

Good Morning São Paulo Mixtureba
Data: Todos os sábados (21h) e domingos (20h) de abril
Nos dias 22 e 28, o espetáculo terá interpretação em Libras

Local: Teatro Fias Gomes – Rua Domingos de Moraes, 348
Preço: Bilheteria R$50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia)
Preço promocional com o elenco da peça: R$ 20,00

Sobre

Em 2003, após um curso de teatro da Oficina dos Menestréis, Deto Montenegro  juntou uma galera cadeirante e no final de um curso tinham montado o NOTURNO Cadeirantes.

   Essa versão do musical de Oswaldo Montenegro tem sido sucesso de público. Já realizamos 31 apresentações, sendo cinco delas na versão que apelidamos de Noturno  MIX, pois reúne o elenco do NOTURNO Andante com o elenco do NOTURNO Cadeirantes.

  Deto Montenegro decidiu, então, dar continuidade ao projeto e montar com a galera cadeirante e mais alunos da turma de deficientes visuais uma versão do musical Good Morning São Paulo, que apelidamos de Mixtureba. O elenco do Good Morning São Paulo Mixtureba é composto pelos cadeirantes do NOTURNO, pelos deficientes visuais e ainda pelos atores da Companhia da Oficina dos Menestreis.

  A peça é uma grande festa e tem como tema a alegria. Dois locutores anômalos apresentam  atrações de uma rádio muuuuuuuuito louca com anunciantes pirados. Tudo permeado por hilárias cenas de humor e coreografias com uma galera muito bonita, animada e cheia de talento.

   Quem já viu e curtiu o NOTURNO Cadeirantes vai gostar ainda mais do Good Morning São Paulo Mixtureba. Vá nos assistir preparado pra se mijar de tanto rir.

   Veja algumas fotos desse musical aqui.

Fonte: http://menestreis.campogeral.com.br/good2004.htm

 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DENGUE - FAÇA SUA PARTE

imageimage

GUARDA RESPONSÁVEL - COMPROMISSO COM A VIDA

image

image

DROGAS - ALCOOLISMO

image

image

image

CUIDADO COM AS ENCHENTES - SAÚDE

imageimage

PALESTRA EDUCAÇÃO CONDUTIVA COM AMOR - FLORIANÓPOLIS

Palestra Gratuita

Educação Condutiva Com Amor

Reserve a sua vaga!

Em Florianópolis, dia 20 de abril, sexta-feira

A Educação Condutiva é um método único de reabilitação educacional. Baseada na teoria da plasticidade neuronal: o sistema nervoso central tem a capacidade de formar novas conexões neuronais, apesar de danos neurológicos já ocorridos, através de métodos apropriados.

 

O médico Andras Peto, criador da Educação Condutiva, afirma que o restabelecimento do processo de aprendizagem interrompido não é possível sem a participação ativa do indivíduo. A Educação Condutiva é uma atividade ativa, criativa, intencional, funcional e estimula a intenção do indivíduo. 

Venha conhecer um pouco mais a Educação Condutiva, uma nova forma de educação para crianças e adultos com paralisia cerebral e outras disfunções motoras, e que há seis anos possui um centro de atendimento em Florianópolis.

Programação

O evento inicia com uma observação prática, das 14:30h até as 16h. Em seguida será a apresentação da parte teórica pela condutora húngara Anna Szabó, finalizando as 17:30h.

Local

Será na sexta-feira dia 20 de abril as 14:30h, na sala Com Amor.

Rod. SC-401, 14058. Fpolis-SC
Inscreva-se já!
Inscrições pelo e-mail: 
educacaocondutiva@gmail.com 

 
 
   

Mais informações 48 9167-6105
educacaocondutiva@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...