sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

COMO SE REFERIR A UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Acessibilidade: “ Pessoa com deficiência ” em vez de “portador de deficiência”
Qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana?

SÃO LUÍS - O uso atual de terminologias corretas para tratar de assuntos como deficiência e acessibilidade é uma das preocupações na construção de uma sociedade acessível. Mas, qual é a linguagem ou o melhor termo a ser utilizado para se referir a essa ou àquela condição humana? O uso de determinadas terminologias é motivo de dúvidas e é preciso cautela para não vacilar na hora de interagir com o outro. Formas como “excepcional”, “especial”, “pessoas portadoras de deficiência”, “portadores de necessidades especiais”, “deficiente” são denominações que devem entrar em desuso e ser abolidas frente a uma sociedade inclusiva.

Nessa direção, mesmo o rotineiro uso do termo “portador de deficiência” é equivocado. “Quem porta algo a qualquer momento pode não portar mais, pelo menos é isso que a expressão remete, e com a deficiência isso não acontece”, explica o coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor doutor Evandro Guimarães, que exemplifica e alerta para o mau uso de denominações ainda usadas, inclusive, por determinados públicos.

Alguns desses termos apresentam o preconceito de forma velada, observado principalmente na construção de frases que traduzem o pensamento de parcelas da população. Assim, na frase “ela é portadora de deficiência, mas é uma ótima aluna”, o termo conjuntivo utilizado na frase “mas” provoca uma discordância do primeiro pensamento, o correto seria, por exemplo: “ela tem deficiência visual e é uma ótima aluna” em uma aglutinação de informações: deficiência visual + condição de excelência como aluna.

Assim, o termo correto que deve ser empregado é “pessoa com deficiência”, terminologia aprovada na Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidades das Pessoas com Deficiências e pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “O uso do termo correto mostra que a sociedade conhece e entende a pessoa com deficiência”, finaliza o professor Evandro Guimarães.

Revisão: Carol Veloso

Fonte: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=12181

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

Todos nós sabemos ao menos teoricamente o mal causado pelas drogas, percebemos a abrangência deste vicio e não há como dizer o contrário, as drogas destroem não só a vida do dependente assim como a da sua família e de toda a sociedade em escalas diversas. Desta forma todos nós direta e indiretamente sofremos os reflexos das drogas, por isso é importante não fecharmos os olhos e os ouvidos para a realidade, e solidariamente fazer o que for possível no auxilio de quem necessita de ajuda. Neste sentido o site paiscontectados.org vem como uma ferramenta de instrução nesta batalha.

Curso online de prevenção do uso de drogas.http://www.paisconectados.org/paisconectados.html

image

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...