sábado, 17 de abril de 2010

CONTROLAR O MOUSE COMO MOVIMENTOS DA CABEÇA

Já vi alguns softwares de acessibilidade para utilização do computador especialmente desenvolvidos para pessoas com deficiências motoras em programas e reportagens na tv, achamos este gratuito no site baixaki.com.br, transcrevi abaixo o texto disponível no próprio site para download.

Se alguém tiver conhecimento de algum outro software gratuito para indicar por favor mande um email para apoiosocialbrasil@gmail.com, que colocaremos como post aqui no blog!

HeadMouse é um programa diferente e inovador, permitindo que os usuários mexam o mouse e usem seu desktop, fazendo apenas alguns movimentos com a cabeça. Parece estranho, mas isto realmente é possível. O programa trabalha em conjunto com qualquer webcam, que detecta estes movimentos e os transmitem para o mouse.

Esta aplicação foi desenvolvida pela Universidade de Lleida, na Espanha, com o intuito de auxiliar pessoas que apresentem comprometimentos motores. Criando-se um mouse virtual, estes usuários podem ter acesso a computadores, movendo os olhos, lábios e sobrancelhas, garantindo uma interação com as máquinas.

Calibrando sua expressão

Assim que você iniciar o programa, um processo de calibração é apresentado, ou seja, você vai visualizar uma janela com a captura de sua imagem. Isto é necessário para detectar o formato de seu rosto e suas expressões faciais, já que elas influenciam diretamente na utilização do programa.

É muito importante que a câmera esteja localizada de maneira centralizada, para capturar com exatidão seu rosto. Lembre-se de não alterar a posição da webcam. Durante a calibração, você deve abrir e fechar seus olhos constantemente, olhar para os lados, sorrir, levantar as sobrancelhas... Sendo um processo meio cansativo. Um modelo, com um desenho, é apresentado na tela, para lhe auxiliar a piscar na velocidade necessária.

Depois de calibrado, a sua imagem pode ser verificada no canto inferior direito de sua tela. A partir do momento que um sinal verde, em forma de cruz, for apresentado sobre sua imagem, você já pode utilizar o mouse, fazendo movimentos delicados com sua cabeça, e levando o mouse para todos os lados da tela.

Configurando alguns movimentos

Enquanto estiver em execução, o ícone do programa fica presente na Barra de Sistema de seu PC. Clique sobre ele e escolha “Options”, para verificar e configurar algumas opções do programa. É possível definir a velocidade com que o mouse irá se mover, escolher uma opção para os cliques e arrastar os conteúdos selecionados pelo mouse.

HeadMouse ainda apresenta um manual (em inglês) completo e repleto de dicas para a utilização do programa. Esta ferramenta, após alguns ajustes, pode se tornar uma barreira a menos para as pessoas com dificuldades motoras utilizarem os mouses de computadores. Confira, faça os seus testes e dê um descanso ao mouse.

Baixe o programa clicando aqui.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

APOSENTADORIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

14/04/2010 - 23h20

Câmara aprova redução do tempo de contribuição para aposentadoria de pessoas com deficiência

Publicidade

da Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de lei complementar que reduz o tempo de contribuição para que deficientes se aposentem pelo Regime Geral de Previdência Social. A proposta, aprovada pela unanimidade dos deputados presentes, prevê uma redução de cinco, oito e dez anos de contribuição, de acordo com o grau de deficiência.

O texto, que será ainda votado pelo Senado, prevê aposentadoria aos 30 anos de contribuição para o homem e 25 para a mulher, no caso de deficiência leve. Para deficiência moderada: 27 para o homem e 22 para a mulher; e deficiência grave: 25 anos, homem, e 20 anos, mulher.

O grau de deficiência será atestado por perícia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), com realização quinquenal para revalidação do direito à redução do tempo de contribuição.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u721057.shtml

REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

A Feira

Para cada caso, uma solução! Esta frase serve para tudo. Para cada carro, um pneu. Para cada tipo de viagem, um transporte diferente. Para cada parede, uma pintura diferente, e assim por diante.

No mundo das pessoas com deficiências não é diferente, pois a maioria das soluções é individual. Imagine ficar procurando pela Cidade, pelo Estado, pelo País ou pelo mundo para conhecer e adotar soluções as mais diversas? Uma loucura! Impossível!

E a REATECH consegue esta façanha. Reunir os fornecedores das soluções que atendem às necessidades das pessoas com deficiências.

A cada edição os visitantes voltam com mais interesse para conhecer esses produtos e trazem os seus amigos, ampliando sempre a quantidade e a qualidade dos visitantes.

Você tem que estar presente neste evento, pois são muitas as oportunidades que se abrem, quer seja com venda direta, quer seja por meio de acordos de representação, distribuição e outras modalidades.

Data, Local e Como Chegar

15 a 18 de Abril de 2010 Quinta e Sexta das 13hs às 21hs. Sábado e Domingo das 10hs às 19hs.

Visitação Gratuita

Local
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo - SP

Transporte Gratuito
Estação do Metrô Jabaquara
Saída das Vans na Rua Nelson Fernandes, 400

Como Chegar

comochegar

Táxi Adaptado em São Paulo
Alô Táxi: (11) 3229-7688 / (11) 3229-7688 / 3228-1400 / 3326-0505
Fuji Táxi: (11) 5073-3600 / (11) 5073-3600/ 5077-3999
Delta Rádio Táxi: (11) 5072-4499 / (11) 5072-4499
Metrópole Rádio Táxi: (11) 5575-6681 / (11) 5575-6681
Super Táxi: (11) 3982-6414 / (11) 3982-6414

Visite o site clicando aqui: http://www.reatech.tmp.br/

terça-feira, 13 de abril de 2010

CARTILHA CONVIVENDO COM A SURDEZ

surd

 

Esta cartilha contém informações básicas, para entedender a sudez, como prevenir, como agir diante de uma pessoa surda, com uma linguagem simples e direta, proporciona uma leitura rápida e de grande importância para todos.

Clique aqui para ler a cartilha online ou para baixar para seu computador

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...